Um estudo da Faculdade de Ciências do Desporto da Universidade da Corunha conclui, depois de analisar as trinta jornadas já realizadas do campeonato espanhol, que Lionel Messi está mais em jogo que Cristiano Ronaldo.

Segundo os dados apresentados, Messi participa em mais de 80% das jogadas do Barcelona, enquanto Cristiano Ronaldo apenas em 66%. Os dois jogadores, no entanto, vêm seguindo trajectos inversos. Aquando da 14ª jornada, Messi era protagonista de mais de 90% das jogadas do Barcelona e Ronaldo apenas 55% no conjunto madrileno.

Rafael Martín Acero, um dos responsáveis pelo estudo, justificou os números apresentados á agência EFE: «Eles são avançados e o Real Madrid e o Barcelona são equipas que passam a maior parte do tempo a atacar. Tem lógica.» O período de adaptação ao futebol espanhol que Ronaldo teve de cumprir no início da época é, também, apontado como uma possível justificação para a diferença dos números.

Messi arranca melhor, Ronaldo embala mais

O estudo analisou, ainda, a velocidade dos dois jogadores com bola. O argentino tem uma velocidade média de 20 km/h em cinco metros. «Nesse espaço é capaz de deixar para trás três adversários que o seguem, deixar livre um companheiro na direita que não o pode ver, travar com um dos pés, em menos de uma décima, mudar o sentido do movimento e passar. Isto é brutal, é como se o Fernando Alonso fosse capaz de numa recta, a 340 km/h travar em cinco metros e levantar a parte traseira do carro», comparou Acero.

Os números de Ronaldo não andam longe. Em cinco metros consegue atingir 18 km/h. A partir daqui consegue embalar mais que o argentino. Numa distância de 8 ou 9 metros, Ronaldo atinge os 20 km/h contra 18 de Messi. Num espaço entre 12 e 16 metros, o português chega aos 30 km/h e o argentino aos 28 km/h.

Isto equivale a dizer que conseguem uma média entre 5,07 e 8,2 metros por segundo com a bola controlada. De acordo com o estudo, Messi dá mais toques na bola do que Ronaldo que tem uma frequência menor no contacto com a mesma.

Bolas paradas de Ronaldo mais violentas

O estudo analisou, também, o acerto nos passes. Messi leva vantagem. 54% de passes certos, contra 48% de Ronaldo. Mais de 70% das arrancadas de Messi surtem algum efeito prático. Ao português apenas saem bem 59% das tentativas, sendo que é destacado que, quase sempre, a forma de os parar é através de uma falta.

Depois de analisar as bolas paradas, concluiu-se que o português é mais forte. Pelo menos remata com mais violência. Enquanto Messi remata a 95 km/h, Ronaldo consegue 119 km/h.