Cristiano Ronaldo é o futebolista mais influente na China, de acordo com um estudo levado a cabo pela Mailman, uma agência especializada em tecnologia e redes sociais.

Apesar desta ter sido a sexta edição do «Red Card», um relatório que analisa a popularidade dos campeonatos e clubes europeus na China com base nas principais redes sociais do país, esta foi só a primeira vez que o estudo se estendeu também a futebolistas europeus. Com 85 pontos, Ronaldo surge à frente de Mesut Ozil (65 pts), Gareth Bale (64), Martial (63) e Wayne (69).

No que aos clubes diz respeito, o Bayern Munique, até agora o clube com maior influência nas redes sociais chinesas, caiu para o segundo lugar, tendo sido ultrapassado pelo Manchester United. O Arsenal fecha o pódio, seguido de Liverpool e Manchester City. Real Madrid e Barcelona surgem no sexto e nono lugares, respetivamente.

A Liga alemã é a número 1 na China. Justificação? É o único campeonato europeu que tem uma presença digital completa e um site em mandarim, o que aumenta o grau de exposição e de aceitação na China. A Liga inglesa e a Espanha fecham o pódio a larga distância.