O laboratório de futebol CIES publicou esta segunda-feira um estudo que indica o Manchester City como a equipa mais valiosa do mundo, com um valor médio de 62,9 milhões de euros.

O estudo avalia o valor médio de mercado dos jogadores das cinco principais ligas europeias - Inglaterra, Espanha, Alemanha, Itália e França - por clube, em milhões de euros. Os parâmetros de análise analisados são o desempenho, o poder económico dos clubes, a idade e a duração do contrato dos jogadores.

Atrás dos ingleses, no segundo lugar do ranking, surge a equipa espanhola do Barcelona, com um valor médio de 55,3 milhões de euros.

A fechar o pódio, na terceira posição, está o Tottenham, com um valor médio de 51,3 milhões de euros, à frente de Liverpool, Atlético de Madrid e Chelsea.

Relativamente ao líder da lista, o Manchester City, o estudo destaca que sete jogadores - o português Bernardo Silva, Kevin de Bruyne, Leroy Sané, Raheem Sterling, Gabriel Jesus, Ederson Moraes e Sergio Agüero - apresentam uma cotação de valor igual ou superior aos 100 milhões de euros.

Destaque para a Premier League, que coloca 5 equipas no top 10 das equipas mais valiosas do mundo. O Real Madrid de Cristiano Ronaldo surge na 9ª posição, com um valor médio de 35,2 milhões de euros.