Artigo original: 13h27

A formação do Sporting é o quarto maior «viveiro» do futebol europeu, de acordo com o estudo realizado pelo CIES.

O Centro Internacional de Estudos Desportivos analisou mais de 11 mil jogadores e 460 clubes, referentes aos escalões principais dos 31 principais membros da UEFA. Neste universo foram encontrados 53 jogadores formados no Sporting: nove que estão no atual plantel leonino e 44 que estão a representar outros emblemas.

Em igualdade com o Sporting está o Dinamo de Zagreb, mas com menor presença no plantel atual (cinco jogadores). A lista é liderada pelo Partizan, com 78 jogadores (treze dos quais no clube), seguido pelo Ajax, com 75 (onze dos quais no plantel), e depois o Barcelona, com 62 (dez no clube).

O FC Porto surge na nona posição (em igualdade com o Feyenoord), com 46 jogadores formados no clube a disputar os principais campeonatos europeus. Dois dos quais integrados no plantel atual: Rúben Neves e Sérgio Oliveira.

Tendo em conta o número de jogadores da formação no plantel do respetivo clube, a Liga portuguesa apresenta a quarta pior média entre 31 membros da UEFA (11,1%), apenas à frente de Grécia (10,7), Itália (8,6) e Turquia (8,3). Arouca, Tondela e Boavista são incluídos na lista de clubes que não têm nenhum jogador da formação no plantel.

Destaque ainda para Pedro Pereira, lateral português da Sampdoria, que surge entre os jogadores provenientes da formação que mais têm sido utilizados em 2015. O antigo jogador do Benfica surge na 11ª posição, por ter disputado 62,6% dos minutos de competição na Serie A.