A Reserva Federal dos EUA manteve, como se esperava, a taxa de juro perto de zero e alargou o prazo (mas não o montante) do seu programa de compra de dívida pública de longo prazo, até ao final de Outubro.

O banco central tem injectado milhares de milhões de dólares na economia para estimular a actividade e ultrapassar a maior recessão das últimas décadas.

«Para promover uma transição suave nos mercados à medida que estas compras terminarem, o comité decidiu abrandar gradualmente o ritmo destas transacções e espera que o total seja atingido no fim de Outubro», revela o Comité do Mercado Aberto da Fed em comunicado, após a reunião de dois dias, em Washington. O valor total do programa de compra de dívida pública é de 300 mil milhões de dólares.

Quanto à taxa de juro, o comité manteve a margem de 0 a 0,25% e afirmou que as condições económicas significam que a taxa vai permanecer «excepcionalmente baixa por um longo período de tempo».



Sobre a evolução da economia, um dos aspectos mais aguardados pelos economistas, o comité afirmou que a informação recebida pela Fed desde Junho sugere que «a actividade económica está a equilibrar-se».

«Os negócios ainda estão a efectuar cortes no investimento fixo e no pessoal, mas estão a fazer progressos no alinhamento dos stocks com vendas melhores».