Cristiano Ronaldo é o rosto da campanha on-line «Marcar pela Cruz Vermelha», organizada em conjunto pela UEFA e pela instituição humanitária, e que pretende ajudar as vítimas de minas terrestres do Afeganistão pelo Euro-2008, com a doação de membros artificiais, fisioterapia e treino vocacional.
«Necessitam de determinação e muito encorajamento na caminhada para a recuperação. Tenho muito respeito por eles e quero apoiá-los. O bom desta campanha é que todos ficam a ganhar. Este site dá aos adeptos a possibilidade de se divertirem, enquanto fazem a diferença. O que pode ser melhor que isso?», defendeu o internacional português, em declarações à UEFA.
A partir desta quarta-feira, através do endereço electrónico www.scorefortheredcross.org, os cibernautas podem comprar golos virtuais para a sua selecção favorita e ajudá-la a arrecadar o título de «Equipa mais humanitária». Além de contribuírem para a angariação de fundos, os adeptos habilitam-se, ainda, a ganhar bilhetes para o Campeonato da Europa, entre outros prémios. A formação vencedora será anunciada a 6 de Julho.
Durante o Europeu, o Comité Internacional da Cruz Vermelha (ICRC) receberá quatro mil euros por cada golo marcado na competição que terá lugar na Áustria e na Suíça.