A Escócia venceu surpreendentemente a França no Hampden Park, em Glasgow, por 1-0, em jogo do Grupo B da fase de apuramento para o Campeonato da Europa de 2008. Um golo de Gary Caldwell, aos 66 minutos, valeu o triunfo aos britânicos, que se isolam com nove pontos em três encontros realizados.
O resultado acaba por ser um castigo severo para os bleus, que dominaram grande parte da partida, tiveram maior tempo de posse de bola, mais remates e criaram melhores oportunidades de golo.
A equipa de Raymond Domenech teve uma primeira meia-hora infernal, com três ocasiões flagrantes: Henry atirou, de livre directo, ao poste (8m); Ribery, isolado, falhou o remate após cruzamento de Malouda (19); e Malouda atirou muito perto do poste direito do guarda-redes Craig Gordon (23). Pelo meio, Vieira (19) e Trezeguet (20) fizeram a bola chegar às redes, mas o árbitro assinalou fora-de-jogo.
Aos 66 minutos, numa altura em que os gauleses se mostravam menos precisos nos passes, chegou a grande desilusão. Canto de Hartley e Caldwell a aparecer num ápice, sem marcação, para ultrapassar Coupet. O estádio explodiu.
Nos últimos dez minutos só deu França. Henry (86) e Saha (90) não fizeram o empate por muito pouco. Sempre com Gordon no caminho da bola.
No outro jogo já realizado do grupo, a Lituânia sofreu imenso para vencer nas Ilhas Feroé por 1-0. O golo surgiu apenas aos 89 minutos, de livre directo, por Andrius Skerla. Foi por pouco que uma das selecções mais fracas da Europa não teve direito a um dia de festa. Mesmo que Beniusis ainda tenha atirado ao poste nos descontos...
Classificação: 1º Escócia, 9 pontos/3 jogos; 2º França, 6/3; 3º Lituânia, 4/3; 4º Geórgia, 3/3, e Ucrânia, 3/1; 6º Itália, 1/2; 7º Ilhas Feroé, 0/3.
Este sábado ainda se realiza o Itália-Ucrânia. Fique ligado no Maisfutebol para saber tudo sobre o apuramento para o Euro.