No grupo C, a luta pelo apuramento parece cada vez mais resumida a três candidatos: Grécia e Turquia golearam esta quarta-feira, distanciando-se assim da Noruega, que não jogou.
Em Zenica, na Bósnia, o médio do Benfica Katsouranis confirmou o seu bom momento de forma: depois de ter dado à selecção grega, detentora do título, a vitória sobre a Noruegam no último sábado, voltou a fazer o gosto ao pé, apontando o quarto e último golo da sua equipa, já em período de descontos, com um vistoso remate em arco, de fora da área. Além de Katsouranis, que jogou os 90 minutos, o outro benfiquista da selecção grega, Giorgios Karagounis, também foi titular, mas foi substituído aos 36 minutos, com problemas físicos que o podem deixar fora do próximo jogo do Benfica, este sábado, em Leiria.
Karagounis foi substituído por Zagorakis, coroado melhor jogador do Euro-2004, que fez assim a sua despedida da selecção, com um total de 119 internacionalizações. Nessa altura a Grécia já vencia, com um golo de Charisteas, na conversão de um penalty duvidoso (8 m). Não foi esse o único erro do árbitro, que aos 50 minutos expulsou o bósnio Papac, num lance em que a falta foi cometida por outro defesa, Spahic.
A jogar contra dez, a Grécia teve mas espaços, que soube explorar, nos minutos finais, marcando por três vezes diante de uma selecção bósnia que com este resultado fica praticamente fora da corrida. Antes de Katsouranis fechar a marca, o suplente Patsazoglou e o ponta-de-lança Samaras, do Manchester City, já tinham deixado a equipa de Otto Rehhagel com os três pontos no bolso, e com um percurso cem por cento vitorioso nos três primeiros jogos.
«Poker» para o velho Sukur!
Em Frankfurt, jogando perante uma numerosa comunidade de emigrantes, a Turquia também goleou a frágil selecção moldava. O veterano Hakan Sukur, com quatro golos (elevou o seu total internacional para 50), foi a figura de uma noite tranquila para os turcos, que remataram 21 vezes à baliza do seu frágil adversário. Turquia e Grécia repartem o comando só com vitórias, num grupo em que a frágil selecção maltesa conseguiu a sua primeira vitória, impondo uma surpreendente derrota à Hungria, em La Valetta, resultado para o qual contribuiu a expulsão do húngaro Vanczak, aos 38 minutos.
Classificação: Grécia, 9 pontos/3 jogos; Turquia, 9/3; Noruega, 6/3; Bósnia-Herzegovina, 4/4; Malta, 3/3; Hungria, 3/4; Moldova, 1/4.