A Irlanda empatou (1-1) esta terça-feira na recepção ao Montenegro, que se adiantou no marcador, e melhorou a matemática de Portugal no topo do grupo 3 de qualificação para o Euro-2009. As esperanças nacionais ocupam o segundo lugar, com dez pontos em cinco jogos, a nove da Inglaterra (que tem mais duas partidas disputadas), mas três acima da equipa dos Balcãs, que realizou o sétimo de oito desafios.
Em caso de vitória sobre a Bulgária, esta quarta, em Guimarães, a selecção da casa reforça a segunda posição, apesar de insuficiente para garantir a passagem aos play-offs de apuramento (entre 11 e 15 de Outubro), já que além dos líderes dos dez grupos passam somente os quatro melhores segundos. Os sete resistentes desta ronda juntam-se à anfitriã Suécia na fase final do Europeu.
Relativamente aos outros desafios do dia, a Itália venceu fora o Azerbeijão, por 2-0 (grupo 1), enquanto a Espanha goleou 5-0 o Cazaquistão (grupo 4), tal como a Alemanha, desta feita por 6-0, frente ao Luxemburgo (grupo 9). Tempo, ainda, para três particulares, com a Geórgia a bater a Letónia por 4-0, a Bielorrússia a vencer a Lituânia por 2-0 e a Inglaterra, líder do grupo de Portugal, a empatar a zero com a Polónia.
Depois da Bulgária, segue-se na agenda lusa a deslocação a Inglaterra (5 de Setembro) e a recepção à Irlanda quatro dias depois (a 9), última oportunidade para Portugal garantir o acesso à ronda seguinte de eliminação.