A França não consegue fugir à espiral negativa em que se viu enredada desde a era de Raymond Domenech e que prossegue agora sob o mandato de Laurent Blanc. Depois da derrota diante da Noruega, no primeiro jogo do novo seleccionador, os renovados Bleus perderam esta sexta-feira, em casa, no Stade de France, perante quase 75 mil espectadores, diante da Bielorrúsia (0-1), em jogo da primeira jornada do Grupo D da fase de qualificação para o Euro-20112.

Um verdadeiro pesadelo para os franceses diante de uma modesta equipa da Bielorrússia que, com Kutuzov e Hleb, teve apenas de aproveitar as gritantes falhas do adversário para somar três inesperados pontos em Paris. Com uma equipa transfigurada, depois do triste Mundial, com um estádio cheio e os jogadores a revelarem um novo espírito, a cantar a Marselhesa em uníssono, tudo apontava para uma nova França. Mas assim que a bola começou a rolar, rapidamente se constatou que pouco ou nada mudou.

No primeiro tempo as duas equipas anularam-se, num jogo sonolento e com poucas oportunidades de golo. A França entrou melhor no segundo tempo, com Mvila em plano de destaque no meio-campo, mas a Bielorrúsia não demorou a equilibrar a contenda. A França voltou a subir as suas linhas já perto do final do jogo quando caiu o balde de água gelada no Stade de France. Clinchy perdeu uma bola na direita e permitiu a Hleb cruzar atrasado para Kyslyak concluir com frieza na zona de grande penalidade. A França saiu destroçada do último Campeonato do Mundo e volta, agora, a tropeçar no arranque para o Euro-2012.

Veja como é que a nova França iniciou o jogo desta noite: Lloris; Sagna, Rami, Mexèse Clinchy; Ménez, Mvila, Diaby e Malouda; Rémy e Hoarau.