Depois de ter vencido na Noruega por 1-0 na quinta-feira passada, a Hungria voltou asuperiorizar-se à seleção escandinava, agora por 2-1, e tornou-se na 21.ª seleção apurada para o Europeu do próximo ano em França.

FICHA DE JOGO

Num jogo em que a Hungria esteve quase sempre no comando das operações, Tamas Priskin colocou a seleção magiar a ganhar logo aos 14 minutos, através de um remate colocado de pé direito após boa jogada individual.

Do lado da Noruega, e depois não ter sido opção para o jogo da primeira mão, Martin Odegaard, médio criativo de 16 anos pertencente ao Real Madrid, foi titular, tendo saído ao intervalo depois de uma primeira parte modesta.

Na etapa complementar, a Noruega tentou inverter o rumo dos acontecimentos, mas foi a Hungria a ampliar a contagem. Aos 83’ Markus Henriksen marcou na própria baliza.

O melhor que os noruegueses conseguiram foi reduzir a três minutos dos 90 por Markus Henriksen, que pagou o equívoco anterior ao introduzir a bola na baliza certa: a do guarda-redes húngaro, Király, que pode marcar presença no primeiro Europeu da carreia aos 40 anos.

Refira-se que Király é mítico pela longevidade e por ser provavelmente o único guarda-redes no futebol mediático que ainda joga com as antigas calças de fato de treino, tão em moda nos anos oitenta (e nunca abdica delas).



Com a eliminação da Noruega, a Hungria faz história ao garantir a primeira presença na fase final de uma grande competição desde o Mundial do México em 1986. Este é ainda o primeiro Euro da seleção húngara desde 1972.
 
Equipas já apuradas: 
França (organizador) 
Inglaterra 
Áustria 
Rep. Checa 
Islândia 
Portugal 
Irlanda do Norte
Suíça
Espanha 
Itália 
Bélgica 
País de Gales 
Albânia 
Roménia 
Alemanha 
Polónia 
Rússia 
Eslováquia 
Croácia 
Turquia (melhor terceiro)
Hungria