Pepe, melhor em campo na final do Euro2016, em declarações à comunicação social na sala de imprensa, após a conquista do título europeu:

«Foi complicado, pois perdemos o principal jogador, em quem depositávamos a esperança. Era o jogador que podia marcar de um momento para o outro, pois sabemos a qualidade que tem. Quando ele disse que já não dava mais tentei passar a mensagem que tínhamos de ganhar pelo Cristiano.»

«No intervalo o mister, mais uma vez, surpreendeu-nos a todos. Montou bem a nossa estratégia. Diria até que, num segundo plano, mexeu muito bem na equipa. Soube fazer as substituições nos momentos certos. O sacrifício foi imenso.»

«Foi uma vitória de pura humildade, pois representamos o povo português, que é isto: humildade, trabalho e superação. Tentámos representar Portugal da melhor forma. Independentemente das críticas, tínhamos um objetivo e um foco, que foi alcançado neste jogo. É muito importante para Portugal, para todos os emigrantes espalhados pelo mundo, e para nós jogadores, que entrámos para a história. É um título inesquecível.»

«Sabíamos que a França tinha de arriscar, pois jogava em casa. A maioria do público era francês. Foi uma vitória de superação. Da primeira pessoa que nos recebeu em Marcoussis até quem esteve aqui no estádio e as pessoas que nos apoiaram em Portugal ou noutro lado do mundo. É uma noite inesquecível. Marcamos uma época boa. Temos jovens com qualidade. A federação tem agora a cidade desportiva, e o futuro vai ser risonho.»

«Eu disse ontem que o líder era o mister, e dentro de campo todos somos treinadores. O mister traça o pano e nós, dentro de campo, temos de o colocar em prática da melhor maneira. Os mais velhos têm de corrigir algumas coisas, mas o mérito está no trabalho e na dedicação de todos os jogadores, na humildade e respeito que tivemos. Fizemos o jogo que nos convinha e saímos com um resultado positivo.»

«A maioria de vocês já conhece o mister, e sabe que ele é extremamente inteligente. Ele cheira o futebol. Conseguiu misturar juventude com experiência. Desde o primeiro dia que ele disse que ia conseguir o objetivo. O primeiro objetivo era a qualificação e o segundo era o título. E conseguimos. É fruto de muito trabalho e dedicação, de um grupo muito humilde. Soubemos ouvir o nosso chefe, e fomos todos para o mesmo lado.»