Quando foi agendado o Inglaterra-Portugal ainda não se sabia que Cristiano Ronaldo ia falhar a visita a Wembley, por força da presença na final da Liga dos Campeões, mas Fernando Santos encara isso como uma oportunidade.

«O Cristiano é uma peça importantíssma para Portugal, como seria para qualquer outra equipa. É o melhor do mundo, e será sempre uma peça muito importante. Para Portugal é uma peça fundamental, mas é importante termos também a noção da capacidade dos nossos jogadores. Espero que esteja tudo bem com o Cristiano, que faça sete jogos no Euro, mas também temos de nos preparar para sermos uma equipa forte com os outros e lutarmos pela vitória», disse o selecionador.

«Tivemos o critério de dar cinco ou seis dias de descanso, como fizemos com todos os jogadores. O Nani e o Bruno Alves estão aqui agora, mas não estiveram no jogo anterior, por terem disputado a final da Taça da Turquia. O Cristiano e o Pepe estiveram na final da Liga dos Campeões, e era impossível, fisicamente, estarem neste jogo. É algo preparado há três semanas, desde o momento em que soubemos que ia estar na final. A todos proporcionei cinco ou seis dias de descanso, para se apresentarem bem na competição», explicou Fernando Santos.

Questionado se haveria algum cuidado especial com a condição física de Ronaldo, que lembrou recentemente que chega ao Euro com mais de 4.000 minutos de competição, Fernando Santos respondeu que essa é uma preocupação extensiva a todos os elementos convocados.

«Desgastados estão todos, e por isso tiveram estes cinco ou seis dias de repouso, para aparecerem melhor fisica e mentalmente. É importante não só o tempo de jogo, mas também o desgaste de muitos meses de competição de alto nível. É preciso também uma recuperação mental, para virem frescos de mente e pernas», explicou o técnico.