A dois dias da partida para França, país anfitrião do Euro2016, a Seleção Nacional foi recebida no Palácio de Belém. O Presidente da República não quis antecipar uma conquista do título, mas elogiou o grupo, dizendo que «são campeões à partida».

«São muito bons, do melhor que há no mundo», acrescentou Marcelo Rebelo de Sousa, lembrando, ainda assim, que «noutros domínios Portugal tem também dos melhores do mundo». «E por isso é que um pais tão pequenino consegue ser tão grande no plano mundial», afirmou, dirigindo-se ao presidente da FIFA, Gianni Infantino, que também marcou presença.

«Não vou dizer que espero que ganhem o campeonato. O Primeiro-Ministro já disse isso. Eu sou mais contido. Espero que sejam aquilo que são sempre: os melhores. Isso é mais importante do que traçar uma meta. Quando entramos numa competição é para ganhar, claro, mas vai-se ganhando. Passo a passo, jogo a jogo», acrescentou o Presidente da República.

Ronaldo diz que «tudo é possível» no Euro

Marcelo Rebelo de Sousa pediu aos jogadores que se lembrem «das portuguesas e portugueses que estão a vibrar com a equipa a cada minuto». «Os que vivem em Portugal e os que vivem fora. Há um português no sítio mais inesperado, em qualquer canto do mundo. E esses, mais até do que aqueles que vivem cá, sofrem e apaixonam-se por aquilo que faz a Seleção. Para eles é mais difícil ser português», disse.

O presidente da Federação Portuguesa de Futebol usou depois da palavra, prometendo apenas que a Seleção «tudo fará para que o nome de Portugal seja honrado e dignificado», antes de entregar ao Presidente da República uma camisola da equipa das quinas com o nome do Chefe de Estado.