A celebração da vitória de Portugal no Europeu por Lisboa terminou na Alameda D. Afonso Henriques, em apoteose. Milhares de pessoas encheram aquela que foi uma das «fan zones» da competição, repetindo o que se viu por toda a cidade ao longo do dia. Do aeroporto a Belém, da Segunda Circular ao Marquês de Pombal.

Um mar de gente a celebrar o primeiro grande título da história da Seleção Nacional, ganho à França, precisamente em Paris. A festa começou no golo de Éder que decidiu a final e ainda não acabou.

Depois do aeroporto e da receção em Belém com o presidente da República, na Alameda os jogadores tomaram conta dos microfones. Cantaram, dançaram. Discursou Fernando Santos e também Cristiano Ronaldo, cantou-se o hino nacional em coro com a multidão.

O selecionador deixou agradecimentos: «É um orgulho ser desta nação. Viva Portugal, vivam os heróis de Portugal que estão aqui ao meu lado. Muito obrigado ao povo português.»

«Todos vocês, todos os emigrantes, estes jogadores, este treinador, todos merecem. Entrámos na história de Portugal, somos os primeiros a ganhar uma competição importante para o nosso País. Vocês merecem isto», disse por sua vez Cristiano Ronaldo, que se despediu com o seu «Siiii», e palavras sentidas: «Obrigado, do coração.»