*Enviado-especial ao Euro 2016

Uma maré de adeptos croatas começou a chegar bem cedo a Lens, onde este sábado a seleção de Ante Ancic defronta Portugal nos oitavos de final do Euro 2016.

Em clara maioria nas ruas de uma cidade na qual vivem poucos emigrantes portugueses, começaram cedo a preencher os lugares nos cafés e restaurantes, alguns dos quais estavam já preparados para a sua visita, com bandeiras nas montras.

Cantando, bebendo, festejando – sempre muito ruidosos, com cânticos variados – foram animando as principais ruas da pequena Lens, ao ponto de ser difícil encontrar pessoas com as cores portuguesas. Uma ou outra bandeira aqui e ali, uns quantos grupos pequenos, mas os principais ajuntamentos eram todos do rival.

Quando se encontravam, tiravam fotos juntos, provocavam-se com o resultado e acabavam a despedir-se com apertos de mãos calorosos ou mesmo abraços, entre desejos de boa sorte.

A quatro horas do início da partida prevê-se maioria croata nas bancadas do Stade Bollaert-Delelis. Será mais um obstáculo para a equipa de Fernando Santos ultrapassar, uma vez que nos palcos anteriores se os portugueses não estiveram em maioria houve pelo menos um equilíbrio de forças.