José Fonte, que estreou por Portugal frente à Croácia, nos oitavos de final do Euro 2016:

«Não tinha jogado nenhum na fase de grupos, é sempre difícil entrar assim num jogo a doer, mas tentei jogar simples, fazer o meu trabalhinho, sem cometer erros. Foi um jogo difícil, frente a uma Croácia de grande qualidade, sempre perigosa. Fomos uma equipa compacta, bem defensivamente nos 90 minutos. Com a fadiga abriu um pouco, o Patrício fez boa defesa e eles falharam um cabeceamento. Nós tivemos boas oportunidades, uma do Renato que não acertou na baliza, o Pepe na primeira parte. Foi bom, conseguimos o que queríamos e saímos daqui muito contentes»

«Houve muito respeito de uma equipa pela outra, nós sabemos o que está em jogo: uma passagem aos quartos de final. Os jogos são muito táticos, e só quando a fadiga aparece começam a aparecer os pequenos erros, e temos de ser fortes e tentar não cometer erros.»

«Continuámos sempre a acreditar, e no intervalo do prolongamento dissemos vamos ter uma oportunidade no contra-ataque. Vamos aguentar, e foi isso que aconteceu. Conseguimos marcar no último minuto.»