João Moutinho, médio da Seleção Nacional, analisou a vitória frente à França na final do Euro 2016:

«É um momento grande de alegria, foi para isto que trabalhámos durante os 120 minutos. O Éder conseguiu um excelente golo, mas estamos todos de parabéns pelo esforço que fizemos e conseguimos aqui vencer.»

«Não concordo com um agora ou nunca. Temos uma equipa, como todos dissemos, um misto de experiência com juventude e uma juventude muito boa. Vêm jovens ainda que estão a despontar e de certeza que, se Deus quiser, iremos ter mais finais e mais títulos. Mas este claro que é o primeiro, e como tal estamos de parabéns.»

«Se não é o momento mais alto é um dos momentos mais altos. Todos os títulos que tenham ficam na memória, mas este vai ficar também de certeza, porque é um título para Portugal, que nunca o tinha conseguido. Hoje conseguimos este título aqui todos.»

«Nós temos todos confiança. Fiz o passe para o Éder, ele joga muito bem de costas e consegui-se virar e fez um excelente remate. Há que dar os parabéns a toda a equipa, não só ao Éder ou a mim por ter feito o passe. A todos os que esforçaram os 120 minutos para conseguir um resultado ganhador e felizmente com esse golo do Éder conseguimos. Estamos todos de parabéns, nós e o país.»

«Destaco união do grupo, dentro e fora do campo, mesmo em momentos em que se calhar não davam nada por nós. Mostrámos essa união, esse espírito de grupo enorme dentro de campo, fomos superiores. Tivemos mérito naquilo e conquistámos, e agora temos de celebrar porque é uma grande conquista para nós e para Portugal.»

«Depois de ganhar um Campeonato da Europa, a renovação do treinador nem é questão. Claro que todos queremos o mister Fernando Santos, é um dos obreiros desta vitória e está também de parabéns, como jogadores, o resto da equipa técnica e o staff.»

«Nenhum jogador entra para magoar um colega de profissão. Infelizmente aconteceu, como já aconteceu noutras situações. Claro que ninguém queria, mas aconteceu. Portugal fez o jogo que tinha de fazer, tentou atingir o seu objetivo, que era a vitória no Campeonato da Europa, e felizmente conseguimos.»