A Rússia felicitou Portugal pela vitória no Campeonato da Europa e pela sua consequente participação na próxima edição da Taça das Confederações, que se realizará em solo russo no verão de 2017.

Dimitri Alenichev, antigo campeão europeu de clubes pelo FC Porto, ao serviço de José Mourinho, referiu: «Estou certo de que os portugueses partilham connosco o mesmo entusiasmo de participar pela primeira vez na Taça das Confederações.»

«Tenho muitos amigos em Portugal, onde passei uma parte importante da minha carreira, e estou contente que eles tenham alcançado este importante objetivo. Cristiano Ronaldo lidera a equipa, mas estou certo de que o segredo do seu sucesso é o esforço coletivo», salientou também Alenichev, citado pela Lusa.

Além do jogador que passou pelo futebol português, também Rinat Dasaev, antigo guarda-redes do Spartak de Moscovo e lenda do futebol Russo congratulou a seleção das quinas pela vitória frente à França, demonstrando que para a competição será ótimo a presença de uma seleção com enorme riqueza futebolística.

Portugal apura-se assim pela primeira vez para a Taça das Confederações, onde já se encontra a Alemanha como campeã do Mundo, a Austrália como vencedor da Taça da Ásia, o Chile como vencedor da Copa América, o México como campeão da Gold Cup, a Nova Zelândia como vencedora da Taça da Oceânia e a Rússia como anfitriã do próximo Campeonato do Mundo, em 2018, faltando apenas saber quem irá representar o continente Africano, com a Taça das Nações Africanas a ter lugar apenas no próximo ano.