Euro 2020: Federação admite candidatar Lisboa ou Porto

Candidatura formal só terá de ser entregue em abril

Por Redação       12 de Setembro de 2013 às 09:22
Euro 2020: Federação admite candidatar Lisboa ou Porto
A Federação Portuguesa de Futebol admite candidatar as cidades de Lisboa ou Porto à participação no Euro 2020. O prazo dado pela UEFA para manifestar interesse termina esta quinta-feira e a FPF já fez a «pré-candidatura», pedidndo os documentos necessários.

Apesar da pré-candidatura, só em Abril as federações terão de oficializar o interesse em acolher jogos do Campeonato da Europa.

A UEFA decidiu que o Euro 2020 será realizado em 13 cidades de 13 países europeus e não apenas em um ou dois países, como até aqui.

Ou seja, caso avance, a FPF terá de escolher entre Lisboa e Porto.

A fase de pré-candidatura é a primeira de um processo que ainda será longo.

Em abril terão de ser entregues os dossiers de candidatura e arranque da fase de avaliação. Em setembro de 2014 o Comité Executivo da UEFA fará a eleição das cidades anfitriãs.

Em entrevista recente ao «Diário Económico», Fernando Gomes, presidente da FPF, já tinha afirmado que em Portugal apenas Lisboa e Porto possuem capacidade para preencher os requisitos estipulados pela UEFA.

Na entrevista, Fernando Gomes não garantiu a candidatura de Portugal, dizendo apenas que a FPF está a «analisar um conjunto de documentação», chamando a atenção para a importância de ouvir a opinião dos municípios, cujo apoio reputou de muito importante. «Analisamos o caderno de encargos e as condicionantes, na perspectiva de a Federação apresentar a candidatura», foi o mais longe que foi.

De acordo com os requisitos da UEFA, Portugal nunca poderá receber os jogos das meias-finais ou da final. O recinto para aquelas três partidas tem de ser o mesmo e o estádio onde se jogará a final tem de ter capacidade para 70 mil espectadores.

Os jogos dos quartos de final serão disputados em estádios com capacidade para 60 mil espectadores - apenas o Estádio da Luz comporta esta exigência. Para os 16 avos e fase de grupos, Estádio do Dragão e José Alvalade já respondem aos requisitos de capacidade mínima para 50 mil espectadores.

A UEFA vai anunciar oficialmente os nomes das cidades candidatas na próxima reunião do comité executivo, marcada para 19/20 do presente mês, em Dubrovnic, na Croácia.

Entretanto, o jornal «LEquipe» já avançou com o nome de outros seis candidatos: Berlim, Munique, Sófia, Bâle, Lyon, Budapeste e Bruxelas. O jornal espanhol «Marca», por seu lado, também inclui Barcelona (Estádio Cornellá-El Prat), na lista de candidatos.

TAGS:   Seleção   Internacional   Euro2020   Lisboa   Porto   UEFA  

PUBLICIDADE

Comentários
Maisfutebol de A a Z
Ver todos
X
Y
MAISFUTEBOL COPYRIGHT © 2013 IOL.PT