A Eslovénia e a Dinamarca venceram esta terça-feira e estão mais perto da qualificação direta para o Euro 2024. Os dinamarqueses até podiam ter garantido esta noite o acesso, não conseguido uma vez que o Cazaquistão continua a ser uma das sensações da fase de qualificação e venceu esta tarde na visita à Finlândia, continuando com aspirações de apuramento direto no grupo H.

Em Helsínquia, no primeiro jogo do dia, um golo de Robert Taylor deu vantagem à Finlândia, aos 28 minutos. Porém, o Cazaquistão causou a surpresa na capital finlandesa, ao virar o resultado com dois golos de Bakhtiyor Zaynutdinov, aos 77 e 89 minutos, o primeiro de penálti.

Em Serravalle, San Marino fez algo raro: um golo na qualificação para o Euro 2024. Porém, não chegou para um resultado surpreendente ante a Dinamarca, que venceu por 2-1 e evitou um percalço que poderia custar caro em novembro, na jornada dupla que fecha a qualificação. Rasmus Hojlund deu vantagem aos visitantes (42m), Alessandro Golinucci empatou aos 61 minutos, mas Yussuf Poulsen garantiu a vitória dinamarquesa, ao minuto 70. O médio do Sporting, Morten Hjulmand, foi suplente não utilizado.

De resto, há ainda a reter que, com o golo de San Marino esta noite, Gibraltar passou a ser a única seleção ainda sem qualquer golo marcado nesta qualificação. Foi, também, o primeiro golo de San Marino desde 5 de setembro de 2021 em jogos oficiais de qualificação: na altura, marcou à Polónia.

Já a Eslovénia manteve a liderança do grupo com um triunfo tangencial na visita à Irlanda do Norte, por 1-0, com um golo de Gnezda Cerin, aos cinco minutos. A seleção da casa terminou com menos um, devido à expulsão de Shea Charles, ao minuto 58.

Na classificação, a Eslovénia, que na próxima jornada visita a Dinamarca, segue com 19 pontos, os mesmos dos dinamarqueses, superando os nórdicos pela diferença de golos (saldo de 17-6, para 17-7 da Dinamarca).

Com os desfechos desta jornada, a Finlândia tem confirmada a presença no play-off de acesso ao Euro 2024, agendado para março, com base na participação na última edição da Liga das Nações. Resta perceber ao fim dos grupos de qualificação, se vai jogar o caminho A ou o caminho B do play-off.

CLASSIFICAÇÃO – GRUPO H:

1.º: Eslovénia, 19 pontos

2.º: Dinamarca, 19

3.º: Cazaquistão, 15

4.º: Finlândia, 12

5.º: Irlanda do Norte, 6

6.º: San Marino, 0

No grupo G, a Hungria adiou a qualificação ao empatar na Lituânia (2-2), numa noite em que podia ter garantido o objetivo caso vencesse. A seleção da casa chegou a estar a vencer por 2-0, com golos de Cernych (20m) e Sirvys (36m), mas um penálti de Szoboszlai (67m) e um golo de Varga (82m) empataram o jogo, mantendo a liderança isolada à seleção magiar.

Num duelo balcânico, a Sérvia recebeu e venceu Montenegro por 3-1 e deu um passo gigante para a qualificação via fase de grupos. Aleksandar Mitrovic bisou (9m, 73m) e Dusan Tadic também marcou (77m). Stevan Jovetic fez o golo dos montenegrinos (36m).

A Hungria tem seis pontos de vantagem para Montenegro, quando ambas têm dois jogos por disputar. Porém, como ainda há um duelo entre húngaros e montenegrinos, as contas ainda não estão fechadas para os magiares.

CLASSIFICAÇÃO – GRUPO G:

1.º: Hungria, 14 pontos

2.º: Sérvia, 13 (mais um jogo)

3.º: Montenegro, 8

4.º: Lituânia, 6 (mais um jogo)

5.º: Bulgária, 2