Bernardo Silva foi um dos escolhidos para o top-10 de melhores jogadores do Europeu sub-19 elaborado pela UEFA no seu site oficial. A escolha foi feita pelos jornalistas do organismo que estiveram na Lituânia a acompanhar a competição.

Bernardo é descrito como «uma ameaça no ataque português pelo centro ou pela esquerda»: «Os seus pontos fortes são o ritmo, visão, movimento, e ameça de golo. Prova disso foi o tento apontado pelo português no jogo contra a Sérvia, que permitiu a Portugal empatar a meia-final. No lance, Bernardo fez um rápido um-dois com Ricardo Horta, e colocou a bola no fundo das redes.»

Bernardo realizou os quatro jogos de Portugal neste Europeu, marcou um golo e assistiu para outros dois. Na última época, pelos juniores do Benfica, o jovem de 18 anos jogou 36 jogos a titular, apontando 18 golos e assistindo sete.

Os outros nove jogadores destacados pela UEFA foram: Aleksandar Mitrovic, Predrag Rajkovic (campeões pela Sérvia); Yassine Benzia, Adrien Rabiot (França); Gratas Sirgedas (Lituânia); Avto Endeladze (Geórgia); José Rodriguez (Espanha); Recep Niyaz (Turquia); Lucas Woudenberg (Holanda).