«Não quero falhar o Euro-2016, para mim é impensável ver este torneio sem a minha participação». A frase é de Zlatan Ibrahimovic e soa a déjà vu. O internacional sueco tinha dito praticamente o mesmo, quase letra por letra, há um ano, antes do play-off para o Mundial-2014 com Portugal, mas acabou por ver os jogos do Brasil no sofá. O destino conduziu a Suécia para novo play-off e o avançado do Paris Saint-Germain, de 34 anos, não quer desperdiçar nova oportunidade para brilhar numa fase final ao serviço do seu país.

Ibra: «Mundial sem mim não vale a pena»

A Suécia não foi além do terceiro lugar no Grupo G, atrás da sensacional Áustria e da Rússia, mas o novo formato do Campeonato da Europa, agora com 24 finalistas, permite à Suécia uma derradeira oportunidade no play-off. Ibrahimovic está convicto que a Suécia vai acabar por conseguir os seus intentos. «Não nos qualificámos da forma clássica, portanto vamos encontrar outra forma de lá chegar. Seja quem for que nos calhe no play-off, vamos seguir em frente», destacou.

A Suécia será cabeça-de-série no sorteio do play-off marcado para o próximo domingo e já sabe, à partida, que irá defrontar uma das seguintes seleções: Dinamarca, Noruega, República da Irlanda ou Eslovénia. «Neste tipo de jogos, cada equipa dá 200 por cento do que tem. Apostam tudo o que têm. Mas tenho a certeza que nos vamos qualificar», insistiu o carismático avançado sueco.