«Não estava muito à espera». Renato Sanches repetiu três vezes a frase, aos jornalistas. Embora se tenha estreado pela Seleção no passado mês de março, o (ainda) médio do Benfica mantinha algumas reservas quanto à probabilidade de ser convocado para o Euro2016.

«Não estava muito à espera, mas não era impossível. Fiz alguns jogos bons pelo Benfica, dei sempre o melhor, e fiquei com aquela pontinha de esperança. Mas sinceramente não esperava. Há um ano nem sonhava estar na equipa principal do Benfica», respondeu o jogador, num evento promovido pela marca desportiva que o patrocina.

Renato mostra-se «muito contente com tudo o que se está a passar», tal como a família e os amigos de sempre. «Eu tento corresponder da melhor forma e continuar o mesmo. Não estava muito à espera, e os meus amigos fizeram uma grande festa. Saltaram para cima de mim e ficaram contentes, como é normal, e depois fomos dar uma volta», revela o médio, que ainda assim não deixa qualquer promessa: «A única coisa que prometo aos meus amigos é que vou continuar a ser amigo deles.»

«Não estava muito à espera, e tudo o que vier agora é bom. Vou dar o meu melhor e tentar corresponder», reforçou o internacional português. 

Questionado se imaginava tornar-se o melhor jovem do Europeu, Renato Sanches mostrou alguma prudência, mas sem perder a ambição que o caracteriza. «Qualquer jogador quer dar o seu melhor. Se jogas, queres ser um dos melhores. Ninguém joga para ser dos piores», disse o médio, que segue a mesma lógica quando confrontado com o discurso de Fernando Santos, que assume a ambição de lutar pelo título: «É normal que o selecionador pense em chegar até ao fim. Portugal tem uma grande seleção, e ninguém vai ao Euro a pensar perder.»

Questionado se Rui Vitória tinha sido o treinador mais marcante da carreira, até agora, Renato Sanches respondeu que sim: «Claro que foi, não o escondo. Mas também aprendi com vários técnicos. Na equipa B, por exemplo, aprendi muito com o Hélder. Mas fundamentalmente tenho de agradecer ao Rui Vitória, que foi uma pessoa muito importante para mim.»