A selecção portuguesa de basquetebol chegou esta quarta-feira à tarde a Lisboa, depois da presença no Eurobasket. A comitiva apresentava naturais sinais de satisfação, depois da surpreendente campanha, terminando mesmo entre as dez melhores equipas do velho continente. O seleccionador Valentyn Melnichuk ficou em Espanha, mas os jogadores não deixaram de demonstrar o contentamento.
«Ninguém estava à espera que chegássemos tão longe, mas com este grupo acabámos por conseguir», disse João Gomes, à chegada ao Centro de Alto Rendimento do Instituto de Desporto de Portugal, em Oeiras, citado pela Agência Lusa.
«Demos tudo o que tínhamos para dar e conseguir chegar à segunda fase. Infelizmente não deu para ir mais longe, mas estamos satisfeitos por termos chegado onde chegámos», acrescentou ainda o jogador conhecido como Betinho, que agradeceu o contributo dos colegas para as boas exibições individuais realizadas, que lhe permitiram transferir-se para a Liga espanhola, onde vai representar o Cantábria.
Miguel Minhalva também realçou a classificação final da selecção portuguesa, que ninguém julgava possível ao início: «Antes de o campeonato começar, se disséssemos que íamos ficar nos dez primeiros, toda a gente ia desconfiar um bocadinho. O objectivo passava por passar a primeira fase, sofremos e conseguimos. Estivemos a um curto passo de passar aos quartos-de-final. Não foi possível mas acho que o balanço só pode ser positivo», referiu.
O colega Paulo Simão disse que o comportamento da selecção «dignifica bastante o jogador português» e espera que os resultados alcançados sejam aproveitados para melhorar a modalidade: «Agora cabe a todas as instâncias do basquetebol aproveitarem este bom momento para catapultarem a modalidade para novos voos, reorganizar-se e aproveitar esta onda de euforia e visibilidade para conseguir organizar a competição nacional e criar condições para que esta selecção se mantenha entre a elite do basquetebol europeu.»