Em conferência de imprensa, o ministro António Costa sublinhou que foram abertos quarta-feira passada os sete concursos públicos para aquisição ou contratação de meios de combate a incêndios, cujo começo de época no próximo ano será antecipado para 15 de Maio.

Segundo o ministro, os concursos destinam-se à aquisição de meios permanentes - quatro aviões pesados anfíbios, seis helicópteros médios e quatro ligeiros - e de meios sazonais, em contrato plurianual, compostos por 14 aviões medidos e ligeiros, quatro helicópteros médios e 16 ligeiros.

Na apresentação do projecto, António Costa explicou que não foram lançados desde já os concursos para a compra, através de «leasing operacional», dos aviões pesados, uma vez que estão em curso negociações com a Federação Russa para o pagamento da dívida a Portugal através da entrega de quatro aeronaves «Beriev 200».

António Costa referiu que, como não operam em 2006 os quatro aviões cuja compra foi sugerida pela comissão nomeada pelo Governo, serão contratados adicionalmente dois aviões pesados e seis helicópteros ligeiros.