Portugal foi o segundo país da zona euro onde a produção na construção mais caiu: 3,3 por cento em Junho, em comparação com o mês anterior. Um resultado só ultrapassado pela Suécia, cujo sector caiu 3,8%.

Portugal mantém-se assim em linha com a média da Europa a 27, onde a produção indexada à construção caiu precisamente 3,3%, reforçando a distância com a Europa mais rica. O desempenho dos 16 países da zona euro ficou-se por uma variação negativa, mas ligeira: caiu 1,1% em Junho passado face a Maio. As conclusões são do gabinete de estatísticas da União Europeia, Eurostat.

Operários portugeses em situação ilegal lá fora

Construir casas em Portugal está mais barato

Produção homóloga cai 5,7%

A situação torna-se ainda mais negra se compararmos com o período homólogo. A produção na construção caiu 5,7% face a Junho de 2008. Este foi o pior resultado homólogo desde Janeiro.

Mesmo assim, estes valores ficaram muito aquém dos avançados pelo INE que indicavam uma quebra homóloga em Junho de 3,6%.

Emprego diminui 7%

De acordo com o Eurostat, o segundo trimestre apresentou uma melhor performance que o anterior. De Abril a Junho, este indicador caiu 3,6%, ao passo que nos primeiros três meses de 2009 verificou-se uma variação negativa de 4,3% face ao homólogo.

Junho foi o pior mês do segundo trimestre

Depois de uma variação mensal positiva durante o primeiro trimestre do ano, em Abril a produção na construção começou a cair: 0,7% face ao mês anterior. Ao passo que em Março, este indicador tinha subido 3,8% em comparação com Fevereiro.

EUA: menos casas novas em Julho

Desde Abril, a produção neste sector tem vindo sempre a cair. Maio registou uma variação negativa de 1,5% e Junho acentuou as dificuldades com a produção a cair 3,3%.

Também no primeiro trimestre do ano a produção indexada à construção ficou muito aquém dos resultados dos últimos três meses de 2008: caiu 2,4%.