A seleção nacional de sub-19 joga este sábado a final do Campeonato Europeu da categoria, contra a Inglaterra, e Rui Pires, um dos capitães de equipa, já fez a antevisão da partida, assumindo que nesta final o «compromisso» será ainda maior.

«Tenho estado bem, todos os jogadores têm estado bem, os que jogam mais e os que jogam menos. A equipa tem um compromisso muito grande, do primeiro ao último minuto. Certamente nesta final ainda vamos ter mais compromisso», declarou o jovem de 19 anos em declarações ao site oficial da Federação Portuguesa de Futebol.

O médio assumiu as dificuldades até chegar à final, lembrando que Portugal está onde «todas as seleções queriam estar».

 «Passámos muitas dificuldades e muitas vezes as pessoas, que não veem os jogos, não sabem a dificuldade que é estar presente na fase final do Europeu. Quando estamos no Europeu, as pessoas só nos pedem a final, mas têm de perceber a dificuldade que foi chegar aqui.»

Rui Pires reconhece que a final de sábado é claramente um jogo diferente e confessou que a seleção ainda está a estudar a Inglaterra, adiantando que as equipas inglesas são sempre «muito fortes fisicamente e muito rápidas na frente».

«Estamos preparados para tudo. Nós no último jogo marcámos e depois soubemos defender bem. Eles não criaram muito perigo, nós sabemos fechar bem o espaço. Embora não tenhamos tido muita bola no último jogo, tivemos sempre o jogo controlado. A Inglaterra é uma grande equipa, senão não estava na final. Vamos avaliá-los bem e claro que vai correr bem.»

Com dois títulos de campeão mundial de sub-20 como jogador e duas finais europeias de sub-17 e sub-19 como treinador, o médio do FC Porto reconhece que Hélio Sousa é um homem experiente e que transmite tranquilidade.

«O míster é um homem muito experiente, já esteve em muitas meias-finais, sempre presente nestas competições. Ele transmite-nos tranquilidade, diz-nos para estarmos tranquilos, para não termos pressão», rematou.

A seleção nacional disputa o jogo decisivo do Campeonato Europeu de sub-19, que decorre na Geórgia, este sábado às 17h00. Na meia-final, a equipa das «quinas» eliminou a Holanda por uma bola a zer