Clique nos links para ver as fotos
A atleta portuguesa Naide Gomes conquistou este domingo a medalha de prata nos Europeus de Atletismo, no salto em comprimento, com a marca de 6,84 metros. No último dia da competição, que decorre em Gotemburgo (Suécia), a saltadora portuguesa exibiu uma regularidade impressionante, posicionando-se na luta pelas medalhas logo no primeiro ensaio, com uma marca de 6,79 m que a deixava provisoriamente no segundo lugar, atrás da russa Lyudmila Colchanova.
Colchanova dominou a prova desde o primeiro ensaio, conseguindo 6,89 m e, mais tarde, um salto de 6,93 que lhe garantiu a medalha de ouro. Mas Naide Gomes esteve ao seu melhor nível e, depois de um salto a 6,73 e de um ensaio nulo, conseguiu à quarta tentativa uns impressionantes 6,84 m, que constituíram novo recorde nacional, não se desse o caso de o vento soprar ligeiramente acima do máximo permitido para a homologação.
Com a russa Oksana Udmurtova (6,69 m) a uma distância confortável, Naide Gomes nunca teve a medalha de prata em perigo, embora não conseguisse chegar a incomodar Colchanova, detentora da melhor marca da especialidade nesta temporada.
Com a prata de Naide Gomes, o total de medalhas da representação portuguesa nestes Europeus sobe para quatro (duas de ouro para Francis Obikwelu e uma de broze para o marchador João Vieira), a que se junta a medalha de prata colectiva na Taça da Europa da Maratona, realizada esta manhã.
Resultados finais do salto em comprimento (femininos):
1. Lyudmila Kolchanova (Rus), 6,93 m
2. Naide Gomes (Por), 6,84 m
3. Oksana Udmurtova (Rus), 6,69 m
4. Viktoriya Rybalko (Ucr), 6,62 m
5. Adina Anton (Rom), 6,54 m
6. Carolina Kluft (Sue), 6,54 m