Marco Fortes é o primeiro português a entrar em ação nos Europeus de atletismo de pista coberta, esta quinta-feira em Gotemburgo, apresentando-se na qualificação do lançamento do peso numa forma claramente pior que a dos últimos anos.

Entre os inscritos, Fortes tem apenas a 17.ª marca, com 19,72 metros, pelo que o apuramento para a final de sexta-feira é previsivelmente difícil.

Lesionado e com treino limitado nas últimas cinco semanas, Fortes está distante do seu recorde pessoal, do ano passado, que é de 20,91, uma marca só superada pelos 21,44 do alemão Ralf Bartels, campeão da Europa em título.

Marco Fortes dificilmente superará o oitavo lugar dos Campeonatos de há dois anos, ele que tem como melhor, em pista ao ar livre, um sexto lugar no Mundial de Daegu2011 e um quinto nos Europeus de Estocolmo 2012.

Sem o alemão David Storl (campeão do Mundo) e o polaco Tomasz Majewski (bicampeão olímpico), os dois lançadores de peso mais fortes em 2011 e 2012, o concurso «promete» ser mais aberto do que habitualmente e com uma nova geração a dominar as listas do ano.

O checo Martin Stasek, com 20,73, o búlgaro Georgi Ivanov, com 20,59, o sérvio Asmir Kolazinac, com 20,54, e o checo Ladislav Prasil, com 20,51, já passaram esta época dos 20 metros e meio e têm em comum o facto de não terem palmarés relevante, como seniores.

O russo Maksim Sidorov, medalha de bronze há dois anos, «entra» em competição como oitavo, Bartels como nono e Fortes como 17.º. Ralf Bartels, que completou 35 anos há uma semana, é de longe o atleta com mais currículo e tem boas recordações de Gotemburgo, onde em 2006 se sagrou campeão da Europa ao ar livre.

As qualificações começam às 19:00 horas locais (18:00 em Lisboa) e terão por inabitual palco a zona exterior ao pavilhão, ao ar livre, em plena praça comercial. A prova terá transmissão direta na RTP2.