Renascer. É este o objetivo imediato de Júlio Alves no futebol profissional. Aos 24 anos e sem clube, o antigo médio de Rio Ave e Besiktas aguarda convites e está disposto a dar um passo atrás, para voltar depois aos melhores palcos. 

Para que não restem dúvidas, Julinho garante que este afastamento nada tem a ver com comportamentos menos próprios fora dos relvados, muito menos com hábitos pouco saudáveis.

O regresso, assegura na entrevista ao Maisfutebol, está para breve.

O que pretende o Júlio Alves do futebol?
«Pretendo renascer. Tenho 24 anos, uma excelente idade para isso».

E do que necessita para renascer?
«De um clube e de um treinador que acreditem em mim. E começar uma época logo a partir do dia 1 da pré-temporada. Tenho de sentir que vou ser útil. Já não sinto isso há muito tempo e já nem me lembro da última pré-época que fiz. No Besiktas, no Sporting e no Rio Ave cheguei sempre mais tarde».

O clube que apostar em si pode ficar sossegado?
«Sim, o pior já passou. O meu problema é comigo mesmo. Ou melhor, era. Estou decidido a dar tudo em prol do futebol. Quem me conhece sabe que sou simpático e prestável. Sou incapaz de arranjar problemas com quem quer que seja. Fiz muitos amigos no futebol, toda a gente gosta de mim».

A sua vida fora dos relvados é compatível com o futebol profissional?
«Garanto que sim. Não fumo, não bebo álcool, muito raramente saio à noite. Muito raramente mesmo. Tenho uma vida cuidada, tenho cabeça. Só quero jogar futebol».   

Está decidido a voltar rapidamente ao futebol?
«Completamente. Falhei e sinto que tenho de recomeçar do zero. Quero sentir-me outra vez jogador e quero que reconheçam e vejam o meu valor. A maior parte dos portugueses não me conhece. Sei que tenho um grande potencial. Remato bem, tenho um bom passe e bons pés».

É um atleta desempregado. Ainda o veremos a jogar esta época?
«Posso assinar a qualquer momento por qualquer clube. Vamos ver o que vai surgir. Acho possível jogar ainda esta época e tenho as coisas encaminhadas para isso. Quero esquecer as últimas épocas e mostrar todo o futebol que tenho dentro de mim. Nesta altura as pessoas pensam que sou um bluff, mas isso é uma mentira».