Siga o jogo AO VIVO
Não há volta a dar. Por mais eufemismos que se usem, o jogo com o Atl. Madrid é vital para as aspirações do F.C. Porto na Liga dos Campeões. Depois da derrota em Londres, os dragões recebem um colectivo que tem andado pelas ruas da amargura. Mas que, como qualquer animal ferido, pode ser perigoso. Nisso, Jesualdo Ferreira tem toda a razão.
E já que se fala em Jesualdo Ferreira, vale a pena debruçarmo-nos sobre a maior dor de cabeça do técnico. Chama-se Fernando, é um titular indiscutível, mas está castigado e não pode alinhar. No desenho do plantel, a alternativa ao internacional sub-20 brasileiro chama-se Sebastián Prediguer. Mas o argentino não foi inscrito na «Champions», não soma um único minuto com a camisola azul e branca e poucos conhecem o seu valor.
Ora, nesta altura, é normal que Jesualdo esteja arrependido. Isto porque dos sete médios do plantel, apenas a segunda opção para o lugar de médio-defensivo ficou de fora da lista enviada para a UEFA. Sendo assim, o que vai fazer o técnico? Recuar Raul Meireles para a posição seis? Arriscar em Tomás Costa ou em Freddy Guarín nesse lugar nevrálgico? O Maisfutebol vai pela primeira possibilidade.
90 minutos para confirmar o favoritismo
Seis meses depois, o Atl. Madrid regressa ao Estádio do Dragão. Desta vez, chega abatido, deprimido e com o treinador Abel Resino em risco. Se há um bom momento para o F.C. Porto defrontar o Atlético, este é o momento. Os dragões recuperaram a auto-estima (parcialmente abalada nas duas derrotas anteriores) no triunfo frente ao Sporting, os espanhóis vêm sem qualquer vitória contabilizada na liga espanhola.
Mas a Liga dos Campeões é um mundo à parte no futebol profissional, como se sabe. A lógica tem aqui menos lógica. As probabilidades são contrariadas com resultados surpreendentes. Cabe ao F.C. Porto impor o seu inegável favoritismo. Sem qualquer temor, sem qualquer tipo de submissão. Os dragões são melhores do que o Atl. Madrid. Têm 90 minutos para prová-lo. Aqui não há lugar para a expressão nuestros hermanos.
Equipas prováveis:
Jogo no Estádio do Dragão
Árbitro: Nicola Rizzoli (Itália)
F.C. PORTO: Helton; Fucile, Rolando, Bruno Alves e Alvaro Pereira; Raul Meireles, Belluschi e Tomás Costa; Mariano Gonzalez, Falcao e Hulk.
Outros convocados: Beto, Sapunaru, Maicon, Dias, Freddy Guarín, Diego Valeri e Ernesto Farías.
ATL. MADRID: Roberto; Juanito, Perea, Ujfalusi e Antonio López; Maxi Rodríguez, Paulo Assunção, Cléber Santana e Simão; Forlán e Kun Aguero.
Outros convocados: De Gea, Pablo Ibáñez, Sergio Rodríguez, Jurado, Reyes, Rubén Pérez e
Sinama-Pongolle.