«Paralisando esta canção capenga, nega/Para captar o visual/De um chute a gol/E a emoção/Da ideia quando ginga». Assim termina o tema «Futebol», dedicado por Chico Buarque a Anderson na noite desta terça-feira, horas antes do portista receber alta hospitalar.
O cantor brasileiro, que se encontra no Porto, onde apresentou o seu último espectáculo («Carioca»), animou os milhares de seguidores que assistiram ao concerto no Coliseu e, num dos temas mais celebrados pelo público, aproveitou para dar «uma força» ao miúdo, que passa por uma fase complicada, devido à fractura do perónio da perna direita.
Originalmente, «Futebol» foi escrito em homenagem a Pagão, ex-jogador do Fluminense, clube do coração de Chico. Aliás, o carioca é fanático pelos desporto-Rei e este ano lançou mesmo um DVD com composições dedicadas exclusivamente ao futebol, com espaço para conversas com alguns jogadores (como o inevitável Ronaldinho) e até imagens que mostram o cantor em campo, suando pela camisola.
Comprovando essa paixão, nos últimos dias Chico participou num jogo particular que envolveu a sua banda e um grupo de empresários portugueses, que foram até à unidade hoteleira onde está hospedado, em Gaia, para um tira-teimas que saiu a favor dos brasileiros. Chico não marcou, mas aos 62 anos ainda demonstrou ter fibra suficiente para fazer uma excelente assistência.