Paulo Assunção tem o seu futuro no F.C. Porto em risco, apurou o Maisfutebol. De titular indiscutível no arrojado esquema táctico de Co Adriaanse, o médio passou a ser opção irregular com Jesualdo Ferreira, embora tenha participado em 22 partidas na caminhada do F.C. Porto rumo ao «bicampeonato».
Mas a principal razão para esta enorme dúvida em relação ao futuro do brasileiro prende-se com motivos disciplinares. No intervalo do jogo de Paços de Ferreira, a contar para a penúltima jornada da Liga, Assunção teve uma atitude para com Jesualdo Ferreira que terá desagradado aos responsáveis azuis e brancos.
«Você comigo não conta mais!»
Recorde-se que o médio foi substituído por Jorginho logo aos 38 minutos desse encontro e, segundo sabemos, no tempo de descanso a sua habitual serenidade deu lugar a uma reacção intempestiva, perante a estupefacção de colegas e restante equipa técnica. «Você comigo não conta mais!», disse o jogador, a Jesualdo Ferreira. O F.C. Porto perdia nessa altura por 1-0 mas viria a empatar por Adriano aos 76 minutos.
Na semana seguinte, aquando a recepção ao Desportivo das Aves, que confirmou a conquista do título, Paulo Assunção já não esteve no lote de convocados do treinador portista. Algo que espantou apenas aqueles que não fazem parte do grupo de trabalho azul e branco.
Contrato por mais uma época
O cenário é, nesta altura, claro. Paulo Assunção não faz parte das prioridades de Jesualdo Ferreira e sabe, inclusivamente, que o técnico e a SAD procuram no mercado um elemento que ocupe a chamada «posição 6». O argentino Andrés Madrid e o polaco Kazmierczak são duas possibilidades faladas para o sector intermediário.
Paulo Assunção tem contrato com o F.C. Porto por mais uma temporada (até ao fim de 2007/08) e este pressuposto faz com que ganhe ainda mais força a hipótese de uma venda já neste defeso. Até porque não faltam clubes interessados, que podem garantir um bom encaixe financeiro. Acrescente-se que metade do passe do atleta brasileiro pertence ainda ao Nacional da Madeira, clube que Assunção representou de 2002 a 2004.
O Maisfutebol chegou esta sexta-feira à conversa com Paulo Assunção mas este preferiu não tecer qualquer comentário sobre o seu futuro.