O F.C. Porto deve apresentar-se em Coimbra com uma dupla de extremos em estreia. James Rodriguez e Izmaylov nunca surgiram lado a lado no onze dos dragões. Nova adaptação de Defour é a alternativa em aberto.

Moutinho convocado, Varela e Atsu não

As lesões de Silvestre Varela e Christian Atsu abrem espaço para a primeira experiência com a fórmula, a mistura de sangue russo com sangue colombiano. Desde a chegada de Izmaylov e a aparição do clássico da Luz, o antigo jogador do Sporting encontrou em Varela o parceiro habitual.

Após três jogos como suplente utilizado, o russo surgiu no onze em parceira com o português. Isso aconteceu em cinco ocasiões, com Christian Atsu a quebrar a rotina ao jogar em Aveiro no lugar de Varela.

James Rodriguez, recuperado de problemas físicos, passou a ser presença habitual no banco de suplentes. Frente a Estoril e Marítimo, entrou no onze mas Vítor Pereira mudou igualmente o outro extremo, preferindo Atsu para fazer dupla com o colombiano.

Pela seleção do seu país, James fez 173 minutos em 180 possíveis. Ou seja, tem ritmo competitivo, embora o regresso tardio tenha perturbado a preparação. João Moutinho (fez 180 minutos em 180 possíveis) também deverá surgir no onze.

Outro dado interessante: nestes 12 jogos sob análise (desde a estreia de Izmaylov a 13 de janeiro), Defour alinhou como extremo em 4 ocasiões, sempre na companhia de Silvestre Varela. Com Moutinho a cem por cento, a hipótese de nova adaptação não está excluída.

Na frente, Jackson Martínez. O melhor marcador da Liga, que falhou um penalty na Madeira, esteve com a seleção da Colômbia mas não foi utilizado.

Moutinho fez 180 minutos pela seleção, Jackson nem um

Extremos desde a estreia de Izmaylov:

Benfica-F.C. Porto, 2-2: Defour e Varela

F.C. Porto-P. Ferreira, 2-0: Defour e Varela

F.C. Porto-Gil Vicente, 5-0: Defour e Varela

V. Guimarães-F.C. Porto, 0-4: Izmaylov e Varela

F.C. Porto-Olhanense, 1-1: Izmaylov e Varela

Beira Mar-F.C. Porto, 0-2: Izmaylov e Christian Atsu

F.C. Porto-Málaga, 1-0: Izmaylov e Varela

F.C. Porto-Rio Ave, 2-1: Izmaylov e Varela

Sporting-F.C. Porto, 0-0: Izmaylov e Varela

F.C. Porto-Estoril, 2-0: James Rodriguez e Atsu

Málaga-F.C. Porto, 2-0: Defour e Varela

Marítimo-F.C. Porto, 1-1: James Rodriguez e Atsu