Este F.C. Porto gosta de desafios e este é ao nível dos maiores. À partida para os quartos-de-final da Liga dos Campeões ficou drasticamente reduzido o número de equipas que podem conseguir a «tripla coroa», assegurar vitórias em todas as principais competições regulares da época. Campeonato, Taça e Liga dos Campeões, esse triplo objectivo real apenas está ao alcance do F.C. Porto e do Arsenal.
Se alargarmos as contas à Taça UEFA, tendo como premissa a vitória nas duas competições domésticas e numa prova europeia, a lista não cresce muito. Apenas o Celtic pode, em termos realistas, aspirar a esse objectivo, que aliás os «Dragões» alcançaram na última época, depois de terem vencido a Superliga, a Taça de Portugal e a Taça UEFA, precisamente frente aos escoceses.
Entre as oito equipas presentes ainda na Liga dos Campeões, seis delas já não podem lutar pelo menos por um dos troféus. As super-potências Real Madrid e Milan podem vencer os campeonatos domésticos mas já se despediram da Taça: os merengues perderam a final para o Saragoça, em Itália a decisão é discutida pela Lazio e pela Juventus.
As duas equipas francesas em prova, Lyon e Mónaco, discutem o título nacional mas já se despediram da Taça nacional, que terá nas meias-finais os confrontos Nantes-PSG e Chateauroux-Dijon. Corunha e Chelsea já não têm Taça, no campeonato os galegos ainda podem sonhar, os «Blues» já não têm grandes esperanças numa prova dominada pelo Arsenal.
Os Gunners dominam de resto a toda a linha. Lideram a Premier League destacados, com nove pontos de vantagem sobre o Chelsea, curiosamente o seu adversário na Liga dos Campeões. Quanto à Taça de Inglaterra, os homens de Wenger terão pela frente nas meias-finais o Manchester United, um desafio de grau máximo de dificuldade. O F.C. Porto está nesse ponto um passo mais à frente, uma vez que já assegurou a presença na final, onde vai defrontar o Benfica.
Na Taça UEFA estão 16 equipas. Benfica, Celtic, Club Brugge e o surpreendente Gençlerbirligi são as únicas que ainda estão em campo na Taça doméstica, mas só os escoceses conseguirão, provavelmente, chegar ao título nacional.
Os portugueses estão por agora a 11 pontos do líder F.C. Porto, que tem menos um jogo, os belgas a 10 pontos do líder Anderlecht, também ainda com uma partida em atraso por cumprir. Quanto aos turcos que afastaram o Sporting na primeira ronda, apesar da época brilhante na Europa no campeonato doméstico mantêm o seu estatuto de equipa do meio da tabela, ocupando o nono lugar.
Resta o Celtic, que já é praticamente campeão escocês, com 19 pontos de vantagem sobre o Glasgow Rangers, e que está ainda nas meias-finais da taça, onde defronta o Livigston. Na Taça UEFA, os finalistas vencidos da prova na época passada, batidos na final pelo F.C. Porto, defrontam agora o Barcelona.