Benfica e F.C. Porto estiveram a perder no domingo, mas acabaram por empatar e, agora, são as únicas equipas sem derrotas em todas as ligas europeias. Os dois clubes portugueses passam a ser os únicos que ainda não sentiram o sabor amargo da derrota, depois de mais duas equipas terem caído este fim de semana.

Liga portuguesa: desequilibrada como as outras

Um grupo que tem vindo a definhar desde há duas semanas, primeiro com a queda do super-Barcelona e do Olympiakos, e agora com os primeiros desaires dos cipriotas do Anorthosis e dos albaneses do Skënderbeu.

F.C. Porto e Benfica, «abraçados» na luta pelo título, somam catorze vitórias e quatro empates, trocando apenas de posição consoante a balança dos golos, sem nunca terem deixado de pontuar. Um feito que mais ninguém na Europa se pode orgulhar.

O Anorthosis, depois de vinte jogos sem derrotas, caiu pela primeira vez no domingo, na vista ao campo do Nea Salamis (1-2), sofrendo um golo nos descontos, depois de ter conseguido o empate a dez minutos do final. Um desaire que colocou, inclusive, a liderança da equipa de Famagusta em risco, uma vez que o rival APOEL ficou a apenas três pontos do topo da classificação.

Antes disso, na sexta-feira, já tinha caído o Skënderbeu que, depois de treze jogos sem derrota em 2012, regressou à liga albanesa, depois do rigoroso inverno, com um desaire, em casa, diante do Vllaznia Shkodër (0-1)

Na liga portuguesa, o F.C. Porto, além do confronto direto, na Luz (2-2), só perdeu pontos em Barcelos (0-0), Vila do Conde (2-2) e agora, pela primeira vez no Dragão, diante do Olhanense (1-1).

O Benfica, por seu lado, além do clássico, perdeu pontos na receção ao Sp. Braga (2-2), em Coimbra (2-2) e, agora, na Choupana (2-2).