Ao derrotar o Mónaco na final de Gelsenkirchen, o F.C. Porto seguiu as pisadas de três autênticos colossos do panorama europeu: Milan, Juventus e Liverpool, tornando-se a quarta equipa da história do futebol a vencer duas Taças europeias diferentes consecutivamente.
Os «rossoneri» foram os primeiros a conseguir esse feito, encadeando a vitória na Taça das Taças, em 1968, com o triunfo na Taça dos Campeões, no ano seguinte. Em 1976, o Liverpool deu o primeiro passo para subir a parada: venceu a Taça UEFA, antes de, nos dois anos seguintes, somar duas Taças dos Campeões.
Finalmente, o terceiro capítulo desta saga também tem algo que ver com o F.C. Porto: foi a equipa portuguesa que perdeu a final da Taça das Taças com a Juventus, em 1984, um ano antes de os italianos conquistarem a Taça dos Campeões na tristemente célebre final do Heysel.
Desta vez, os homens de José Mourinho juntaram a vitória em Gelsenkirchen, sobre o Mónaco, à conseguida há pouco mais de um ano, em Sevilha, diante do Celtic.