O F.C. Porto pode nos próximos dias avançar para aquisição de Marc Zoro. Pelo menos é essa a convicção dos dirigentes do Messina, clube da Séria A italiana que detém o passe do jogador. O Maisfutebol falou com Marco Valentini, o director-desportivo do Messina, que confirmou o interesse azul e branco no lateral-direito de 22 anos. «O F.C. Porto falou connosco nos últimos dias e disse estar interessado no jogador. Pelo que nos garantiram, até quarta ou quinta-feira vão avançar para as negociações».
O dirigente italiano revelou que o contacto que recebeu foi para já meramente exploratório. «O F.C. Porto veio a Itália observar o Zoro durante o jogo com a Lázio e vieram falar comigo os senhores Rui Barros e João Pinto», referiu. «Fizeram-me perguntas, pediram-me informações sobre o jogador e disseram que o clube estava interessado nele. Entretanto também entrou em contacto comigo um agente FIFA que disse estar mandatado pelo F.C. Porto e que queria iniciar as conversações».
«Postura do F.C. Porto tem sido de enorme correcção
Enaltecendo a postura do F.C. Porto, «que fez as coisas sempre com enorme correcção, falou com o clube primeiro e só depois disso é que disse que iria entrar em contacto com o jogador», Marco Valentini garantiu terem ficado agendados mais encontros para os próximos dias, estando apenas à espera de um contacto formal que avançar com as negociações. «Se estamos abertos a negociar o jogador? Isso não sei. Vamos ver como decorrem as negociações. Tudo depende do que o F.C. Porto tiver a oferecer. Mas posso dizer que o plantel do Messina está em mudança e que nos próximos dias poderá haver várias mudanças. Há várias situações que ainda estão por resolver».
Zoro, um lateral que também pode ser central
Resta referir que Marc Zoro nasceu em Abidjan há 22 anos (faz 23 no dia 27 de Demzembro) e está no futebol italiano há nove anos. Veio inicialmente para o Salernitana, onde permaneceu quatro épocas, fazendo as últimas cinco no Messina. Também por isso já é um jogador comunitário. Trata-se de um defesa lateral-direito que pode também desempenhar as funções de central. No Messina tem sido mais utilizado sobre a direita, tal como aliás na selecção costa-marfinense, com a diferença de que no Messina é titular indiscutível, enquanto na Costa do Marfim é suplente de Eboué (Arsenal). Mesmo assim já conta 16 internacionalizações.
O dia em que Zoro fomos todos
Apesar de ainda pouco conhecido fora das fronteiras italianas, Marc Zoro já fez as manchetes da imprensa de todo o Mundo. Foi no dia em que não aguentou mais os insultos dos adeptos do Inter de Milão. Ao minuto 65 do encontro pegou na bola com as mãos e de lágrimas nos olhos foi entregá-la ao árbitro assistente antes de tentar abandonar o campo. Martins e Adriano correram a abraçá-lo e acabaram por conseguir demovê-lo, mas a mágoa de Zoro ficou. «Só quero ser respeitado como um ser humano», disse. Por todo o Mundo sucederam-se manifestações de solidariedade com o jogador. «Nós somos todos Marc Zoro e dizemos não ao racismo», lia-se por exemplo no estádio Municipal Magalhães Pessoa, em Leiria.