Marc Janko está prestes a ser confirmado como reforço do F.C. Porto. O internacional austríaco é a escolha dos «dragões» para a frente de ataque, carenciada desde a saída de Radamel Falcao para o At. Madrid. A mudança para Portugal, que deve ser finalizada nesta segunda-feira, gera entusiasmo não só no jogador de 28 anos, que estava ao serviço do Twente, como também na família.

«Estou muito contente por ver o meu filho no Porto. É um clube grande e muito famoso na Europa. É um passo muito grande para ele», começou por a mãe do avançado, contactado pelo Maisfutebol. «A última vez que falei com ele foi no sábado, e estava entusiasmado. Tinha uma oferta de um clube de Londres e outro da Alemanha, mas preferia Portugal», acrescentou Eva Janko.

Janko, um gigante que nasceu em berço desportivo

Antiga campeã de lançamento do dardo (medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de 1968 e ainda detentora do recorde austríaco), Eva segue com atenção a carreira do filho, e por isso está a acompanhar o processo negocial. «Estou à espera que me ligue hoje à noite, para confirmar a transferência», revela. «Toda a família está contente, pois o Porto é um clube muito grande e Portugal é um país muito agradável para viver, está sempre sol», acrescentou.

Um «pinheiro» para Vítor Pereira

Nascido em Viena, Marc Janko foi formado no Admira Wacker, equipa dos arredores da capital austríaca. Aos 22 anos mudou-se para o Red Bull Salzburgo, equipa com a qual conquistou três títulos nacionais.

No Verão de 2010 foi contratado pelo Twente, rubricando um contrato válido por quatro anos. Já esta época voltou a trabalhar com Co Adriaanse, que o tinha orientado na Áustria. O antigo treinador do F.C. Porto é um admirador do avançado, mas no início do mês foi afastado do comando técnico do Twente. O substituto Steve McLaren (de regresso ao clube) parece preferir Luuk de Jong, jogador que já conhecia da anterior passagem pelo clube, e que no passado fim-de-semana apontou um «hat trick» (Janko ficou no banco).

«Janko pode marcar tantos golos quanto Jardel»

Ainda assim, em ano e meio na Holanda, Janko disputou 65 jogos e marcou 36 golos. É um jogador que se destaca sobretudo pela sua imponente presença na área (1,96 metros de altura). Um «pinheiro», como diria Paulo Sérgio, antigo treinador do Sporting, actualmente no Hearts. A área é, de facto, o seu «habitat natural».

Marc Janko é também o capitão da selecção austríaca, que representa desde 2006. Em 24 jogos pelo seu país marcou nove golos.

A confirmar-se a mudança para o F.C. Porto, Janko não vai estar à disposição de Vítor Pereira na Liga Europa. A imprensa holandesa avança que o emblema português paga cerca de 5,5 milhões de euros pela contratação.