A chamada do jovem Hélder Barbosa é a principal novidade da lista de convocados de Co Adriaanse para a deslocação a Coimbra, onde este domingo, pelas 18.30 horas, a formação portista defronta a Académica. O esquerdino foi promovido ao plantel principal por Co Adriaanse em Dezembro passado e participou no jogo amigável frente ao Dínamo Moscovo realizado a 18 de Janeiro. Antes disso, na época de Mourinho, fez a estreia pela equipa principal frente ao Barcelona na inauguração do estádio do Dragão.
Oficialmente, porém, Hélder Barbosa foi convocado pela primeira vez este sábado, uma estreia patrocinada por Co Adriaanse, que agora pode também ficar marcado na carreira do promissor jovem fazendo-o alinhar pela primeira em jogos oficiais pela principal equipa azul e branca. Para compensar a entrada de Hélder Barbosa o treinador holandês extraiu da convocatória o também jovem Anderson, que já no clássico frente ao Sporting tinha ficado de fora da lista de dezoito eleitos para a ficha de jogo.
Ibson, Paulo Ribeiro e Bosingwa cedem lugar a Alan, Hélton e Jorginho
Co Adriaanse operou mais três alterações na lista de convocados relativamente ao jogo com o Sporting, deixando de fora os nomes do guarda-redes Paulo Ribeiro, do defesa Bosingwa (castigado) e do médio Ibson, que cedem os lugares no lote dos eleitos a Hélton, Jorginho e Alan. Os dois primeiros regressam, de resto, após uma paragem de várias semanas por lesão. Refira-se por fim que o avançado Adriano, que ainda ontem trabalhara condicionado devido a uma contusão na perna direita, debelou completamente a lesão e foi chamado, podendo por isso ser opção para um jogo em que apenas os crónicos Sokota, César Peixoto e Bruno Moraes não podem ser opção por lesão.
Lista de convocados:
Guarda-redes: Vítor Baía e Hélton;
Defesas: Bruno Alves, Pedro Emanuel, Pepe, Ricardo Costa e Marek Cech;
Médios: Paulo Assunção, Jorginho, Raul Meireles, Lucho González e Hélder Barbosa;
Avançados: Ricardo Quaresma, Lisandro López, McCarthy, Adriano, Hugo Almeida e Ivanildo e Alan.