A ausência de Pawel Kieszek foi uma das novidades do F.C. Porto no regresso aos trabalhos, esta quinta-feira, no Olival. O guarda-redes contratado ao Sp. Braga na temporada passada é um dos dois jogadores com saída garantida do grupo, de entre aqueles que fizeram parte do plantel de André Villas-Boas, na época passada. O outro é Mariano González, que terminou o contrato.

F.C. Porto: novo preparador liderou treino com bola

F.C. Porto: saiba quem integra o plantel provisório

Mesmo sendo um facto a reter, não se pode considerar que seja uma total surpresa a ausência do polaco. O espaço de manobra do guardião já era pouco e ficou menor com a chegada de Rafael Bracali, mais uma opção para a baliza.

O nome de Kieszek é, desta forma, mais um a somar a uma longa lista de excedentários que os dragões tratarão de colocar nos próximos tempos. As situações são bastante díspares.

A aguardar colocação:

Kieszek, 27 anos (guarda-redes): Integrou o plantel na temporada passada, mas pouco jogou. O Cluj, da Roménia, tem sido uma das possibilidades apontadas.

Ventura, 23 anos (guarda-redes): Esteve emprestado ao Portimonense e deve rodar novamente, mas tem passado ao lado do mercado, até ao momento.

Miguel Lopes, 24 anos (defesa direito): Fez uma boa época no Betis de Sevilha e já manifestou vontade de voltar, agora para a I Liga espanhola.

Ivo Pinto, 21 anos (defesa direito): Indiscutível no Sp. Covilhã, mas sem hipóteses no plantel portista.

André Pinto, 21 anos (defesa central): No ano passado fez a pré-época e seguiu para o Portimonense. Agora é mais um à espera de um novo clube.

Bura, 22 anos (defesa central): O P. Ferreira foi o sexto clube seguido ao qual foi emprestado. Teve uma utilização irregular.

Abdoulaye, 20 anos (defesa central) O gigante senegalês foi uma das figuras do Sp. Covilhã e deve, agora, rumar à Académica.

Tomás Costa, 26 anos (médio) Um dos activos mais valiosos a aguardar colocação, depois de uma época dividida entre o Cluj, da Roménia, e a Universidade Católica, do Chile.

Prediger, 24 anos (médio) A situação mais simples: se o F.C. Porto não activar a cláusula até à meia noite desta quinta-feira, fica no Colón, da Argentina, até Dezembro.

Soares, 22 anos (médio) Contratado ao Vila Nova, do Brasil, na época passada seguiu directamente para o Portimonense. Futuro pode passar pelo Penafiel

Sérgio Oliveira, 19 anos (médio) O Mundial sub-20 «rouba-lhe» a pré-temporada. Esteve no Beira-Mar onde foi utilizado de forma intermitente.

Rui Pedro, 22 anos (avançado) Oito golos no Leixões não chegam para voltar a casa. Gil Vicente foi uma das hipóteses já levantadas.

Diogo Viana, 21 anos (avançado) Aguarda uma oportunidade na I Liga para mostrar o talento que levou o F.C. Porto a incluí-lo no negócio na venda de Hélder Postiga. Terminou a última época no Desp. Aves, que o quer de volta.

Rabiola, 21 anos (avançado) Nove golos e uma lesão a marcar a época no Desp. Aves. Pode voltar, também.

Yero, 19 anos (avançado) O senegalês de quase dois metros continua a adaptar-se ao futebol luso. Na Oliveirense fez seis golos, alguns bem importantes.