O portista Luís Fabiano foi considerado pela Federação Internacional de História e de Estatística do Futebol (IFFHS) o décimo melhor goleador de 2004, numa lista que foi esta terça-feira divulgada. O avançado brasileiro marcou treze golos, ao serviço do S. Paulo e da selecção canarinha, tendo ficado apenas a quatro golos de distância do primeiro lugar.
Primeiro lugar que ficou ocupado pelo iraniano Ali Daei, jogador do Saba Teheran, do Teerão, com dezassete golos, todos eles apontados ao serviço da respectiva selecção nacional. O argentino Carlos Tevez ficou em segundo lugar, a um golo de Ali Daei, enquanto o brasileiro Adriano ficou em terceiro lugar, com os mesmos quinze golos de Didier Drogba, o quarto classificado.
Pauleta foi o melhor português na lista, em 23º lugar, com dez golos, divididos entre nove pela selecção nacional e um pelo PSG nas competições europeias. Recorde-se que para a Federação Internacional de História e Estatística apenas são considerados os golos marcados em jogos organizados pela FIFA ou por alguma das associações associadas da FIFA. Os campeonatos nacionais não entram, por isso, nestas contas.
Os goleadores do ano:
1. Ali Daei, Irão (Pizouzi, Saba), 17 golos
2. Carlos Tevez, Argentina (Boca Juniors), 16
3. Adriano, Brasil (Inter Milão), 15
4. Didier Drogba, Costa do Marfim (Marselha, Chelsea), 15
5. Jared Borgetti, México (Santos Laguna, Culiacan), 14
6. Dimitar Berbatov, Bulgária (Bayer Leverkusen), 14
7. Ruud van Nistelrooy, Holanda (Manchester United), 14
8. A¿ala Hubail, Bahrain (Gharafa), 13
9. Kevin Kuranyi, Alemanha (Estugarda), 13
10. Luís Fabiano, Brasil (São Paulo, FC Porto), 13.
23. Pauleta, Portugal (PSG), 10
42. Cristiano Ronaldo, Portugal (Manchester United), 8