O jogo está marcado para 12 de Dezembro, mas a importância da Taça Intercontinental serve de desculpa para a presença de vários jornalistas japoneses, esta quarta-feira, no centro de treinos do F.C. Porto. Ao contrário dos últimos dias, repórteres asiáticos acompanharam de perto o trabalho do campeão nacional e europeu e prometem continuar a cobrir o clube nos próximos tempos. A ideia é preparar trabalhos sobre os azuis e brancos, que terão de medir forças com o Once Caldas, da Colômbia, em jogo a disputar no Japão.
Alguns deles entrevistaram colegas da Imprensa portuguesa, pois os jogadores mantêm-se fiéis ao silêncio por solidariedade com o treinador Victor Fernández, quando o espanhol foi castigado e impedido de se sentar no banco em dois desafios da Superliga. Os nipónicos têm curiosidade em desvendar todos os pormenores do F.C. Porto e não se pouparam ao número de perguntas para traçarem o quadro mais exacto possível sobre a realidade do clube.
Junto dos jornalistas estava Kitazawa, ex-internacional japonês e antigo jogador do Verdi Kawazaki (actual Verdi Tokyo), que assume o papel de comentador desportivo de um canal televisivo. Foi colega de Argel, ex-central do F.C. Porto e actual defesa do Benfica, durante dois anos, quando o brasileiro passou pelo futebol nipónico e foi treinado por Emerson Leão. «Era um jogador forte», recorda-se Kitazawa.