Milan Jovanovic. É este o nome do extremo que o F.C. Porto tem sondado com insistência no futebol belga. Mais concretamente no Standard de Liège, onde foi companheiro de equipa de Sérgio Conceição, Sá Pinto e Nuno André Coelho na última época.
Jesualdo Ferreira tem apenas Ricardo Quaresma e Lisandro Lopez como opções para as alas (isto se Alan e Vieirinha forem cedidos, como se julga) e este internacional sérvio é, segundo sabe o Maisfutebol, a mais forte hipótese para compor esta lacuna no plantel dos azuis e brancos para 2007/08.
Jovanovic tem 26 anos e destaca-se, sobretudo, pela habilidade com que trata a bola. É, aliás, conhecido na Bélgica como «serpente», pela forma como se enleia nas teias defensivas. Com uma boa estampa física (1,83m e 73 kgs.), Jovanovic foi também utilizado pelo técnico Michel Preudhomme como ponta-de-lança em algumas ocasiões, embora seja nos flancos, principalmente no esquerdo, que se melhor se sente.
Este jogador sérvio tem contrato com o Standard de Liège até Junho de 2009 e estreou-se recentemente pela sua selecção, que é adversária de Portugal no Grupo A de qualificação para o Campeonato da Europa. No último sábado, Milan Jovanovic entrou aos 60 minutos do jogo com a Finlândia e ainda foi a tempo de marcar um golo, a quatro minutos do final.
Um golo que terá, naturalmente, colocado vários emblemas europeus atentos à sua evolução. O F.C. Porto é, nesta altura, um dos mais entusiasmados com a capacidade recentemente demonstrada por Milan Jovanovic.
24 golos em 39 partidas com a camisola do Standard de Liège
O tirocínio de Jovanovic no futebol profissional foi feito no Vojvodina, onde permaneceu até ao Verão de 2003. Teve, depois, uma experiência nos ucranianos do Shaktar Donetsk (2003/04) e passou para o Lokomotiv de Moscovo nas temporadas de 2005 e 2006, onde teve como companheiro Sergeij Ovchinnikov, ex-guarda-redes do Benfica e do F.C. Porto.
No início da temporada de 2006 mudou-se para a Bélgica, onde passou a envergar a camisola do Standard de Liège. Jovanovic considerou que lhe seria benéfica uma aproximação geográfica aos principais campeonatos da Europa, para que o seu talento pudesse cativar algum emblema de maior projecção. Como é o caso do F.C. Porto.
A época correu-lhe de feição e os registos individuais são claros. No campeonato belga apontou 14 golos em 29 presenças, enquanto na Taça da Bélgica marcou por nove vezes em seis jogos. Já na Taça UEFA jogou em quatro partidas e apontou um golo. No total, 39 jogos e 24 golos.
Se quiser ver alguns desses golos, clique no vídeo seguinte sobre Milan Jovanovic.