O F.C. Porto passa a deter cem por cento dos direitos económicos de Nico Otamendi. O acordo com o Vélez Sarsfield, celebrado no momento da transferência do central para o Dragão, contemplava uma cláusula de venda de 50 por cento do passe até 5 de Setembro de 2011: dito e feito.

Os dragões pagaram 4 milhões de euros por metade do passe, na época passada, e desembolsam agora igual valor para garantir a totalidade dos direitos.

«Liga-me por Otamendi? Está tudo finalizado. O processo estava a ser tratado há alguns dias, o Vélez tinha manifestado a sua intenção de vender a sua metade do passe e já acertou tudo com o F.C. Porto», explica Fernando Raffaini, presidente do clube, em conversa com o Maisfutebol.

«É a melhor solução para todas as partes envolvidas. O Vélez Sarsfield fica apenas com os direitos de formação sobre o jogador. A partir de agora, o passe é todo do F.C. Porto», concluiu o presidente do emblema argentino.

Este dossier fica completo numa altura em que Otamendi arranca para a sua segunda época de dragão ao peito. Com Vítor Pereira, ganhou a corrida a Maicon e foi titular nas duas primeiras jornadas da Liga, bem como na Supertaça Europeia. Na selecção, marcou o tento da vitória frente à Venezuela, após assistência de Messi.

Nicolás Otamendi tem 23 anos e desperta a cobiça de vários emblemas europeus. Custou ao F.C. Porto, após esta operação, um total de oito milhões de euros.