Não há assim tantos dias especiais nas nossas vidas. Mas este será, certamente, um deles para Pinto da Costa.
Afinal, na mesma data em que cumpre 26 anos enquanto presidente do F.C. Porto, o dirigente vê também passar-se um ano desde o lançamento da primeira pedra nas obras do Pavilhão Dragão Caixa.
Pinto da Costa rodeou-se de uma numerosa comitiva, colocou na cabeça o obrigatório capacete de protecção e fez uma viagem ao âmago daquela que será a casa das modalidades amadoras de alta competição do F.C. Porto.
«Um ano após o lançamento da primeira pedra estamos aqui a ver o bom ritmo das obras. Estão exactamente no ponto em que deveriam estar. O plano está a ser cumprido à risca», referiu o líder dos dragões à comunicação social.
«Dentro de um ano estaremos aqui com o pavilhão pronto. Foi uma das obras que incluí no meu programa para continuar à frente do F.C. Porto e isto enche-me de orgulho. Vai revitalizar as modalidades de alta competição do nosso clube.»
2007 lugares sentados, três pisos e 11 milhões de euros
O Pavilhão Dragão Caixa está a crescer no exíguo espaço entre a Via de Cintura Interna e o Centro Comercial Dolce Vita. A quem por lá passa, custa a acreditar que vai nascer ali naquele local uma infra-estrutura tão importante. Mas vai, vai mesmo.
O projecto é da autoria de Manuel Salgado, o mesmo arquitecto que desenhou o Estádio do Dragão, e vai albergar as secções de andebol, basquetebol e hóquei em patins (para os jogos e para os treinos).
Este pavilhão conclui o remate nascente do famoso Plano de Pormenor das Antas e foi orçado em 11 milhões de euros.
O «Dragão Caixa» vai ter 2007 lugares sentados (1868 em bancada, 121 camarotes e 18 para comunicação social) e divide-se em três pisos: a arena onde fica o recinto de jogo, as bancadas e um andar que albergará os serviços administrativos.
Construído num vazio urbano de 8300 metros quadrados, o pavilhão terá uma forma rectangular com as extremidades ovais e será uma continuação da estação de metro do Dragão. Pode conferir todas estas características nas imagens do projecto disponibilizadas pelo Maisfutebol.