[Notícia atualizada às 21h30]
O F.C. Porto SAD divulgou esta quinta-feira o relatório e contas relativo à temporada 2011/12, o qual sublinha um resultado negativo de 35,7 milhões de euros. É a primeira vez que a SAD azul e branca apresenta prejuízo, depois de cinco anos consecutivos sempre a apresentar lucro.
SAD admite «redução transversal da despesa»
Na conferência de imprensa da apresentação dos resultados, o administrador Angelino Ferreira sublinhou que já no final do primeiro trimestre de 2012/2013 a SAD antecipa apresentar, de novo, capital próprio positivo.
Nas contas é de destacar a diminuição em 17,6 milhões de euros dos proveitos com transações de jogadores, sendo que a SAD adverte que neste relatório não foi incluída a saída de Villas-Boas (já tinha entrado no exercício anterior), nem Hulk e Álvaro Pereira (serão incluídas no próximo).
F.C. Porto vai lançar empréstimo obrigacionista
Refira-se ainda que o exercício de 2011/12 perdeu em bilheteira, receitas da UEFA e publicidade relativamente ao anterior, tendo ganho em direitos de transmissão televisiva. Nos custos, diminuíram os custos com pessoal e aumentaram os custos com fornecimentos externos.
O F.C. Porto informa ainda que o passivo global aumenta 21 milhões de euros, sendo que o Conselho de Administração está a estudar a realização de uma operação financeira para a reestruturação do passivo, «de forma a assentar uma parte significativa da dívida no longo prazo».
Na conferência de imprensa desta tarde, de apresentação das contas 2011/2012, a SAD portista ressalva que continua dentro do valor recomendado pela UEFA (70%) para o rácio Salários versus Proveitos Operacionais.