Lewis Hamilton venceu o Grande Prémio da Alemanha, em Hockenheim, e isolou-se no primeiro lugar do Campeonato Mundial de Fórmula 1, que lidera agora com quatro pontos de vantagem sobre Felipe Massa. Nelsinho Piquet, que largou na 17ª posição da grelha de partida, terminou num histórico segundo lugar e conseguiu o primeiro pódio da carreira, enquanto o também brasileiro Felipe Massa terminou na terceira posição.
O domínio de Lewis Hamilton, que ontem conseguira a pole position, foi avassalador desde o início, de resto. O piloto inglês chegou a ter nove segundos de vantagem sobre o segundo lugar, que na altura pertencia a Felipe Massa. Hamilton parecia por isso guiar para um triunfo tranquilo, mas tudo se alterou à 35ª volta, quando Glock teve um acidente violento que obrigou à entrada do safety car. Aí os carros aproximaram-se.
Quem melhor aproveitou foi Nelsinho Piquet, que no recomeço da corrida surgiu no terceiro lugar, atrás de Hamilton e Heidfeld. Com a saída para as boxes de Hamilton, primeiro, e Heidfeld, depois, Piquet chegou a andar na liderança, seguido de Massa. A nove voltas do fim, porém, Hamilton passou Massa, na volta seguinte passou Piquet e regressou à liderança. Até ao fim Massa pressionou Nelsinho Piquet, mas sem efeito.
Com isto, o Brasil voltou a colocar dois pilotos no pódio, o que já não acontecia desde os tempos de Ayrton Senna e Nelson Piquet (pai de Nelsinho). A principal desilusão acabou por ser o finlandês Kimi Raikkonen, que fez uma corrida decepcionante, terminou em sexto lugar e permitiu que Hamilton ficasse com sete pontos na liderança do campeonato mundial. O inglês ganha vantagem sobre os dois pilotos da Ferrari.
Classificação do Grande Prémio da Alemanha:
1.º Hamilton (McLaren)
2.º Piquet (Renaut)
3.º Massa (Ferrari)
4.º Heidfeld (BMW-Sauber)
5.º Kovalainen (McLaren)
6.º Raikkonen (Ferrari)
7.º Kubica (BMW-Sauber)
8.º Vettel (Toro Rosso)
9.º Trulli (Toyota)
10.º Rosberg (Williams)
11.º Alonso (Renault)
12.º Bourdais (Toro Rosso)
13.º Coulthard (Red Bull)
14.º Fisichella (Force India)
15.º Nakajima (Williams)
16.º Sutil (Force India)
17.º Button (Honda)
Des. Barrichello (Honda)
Des. Webber (Red Bull)
Des. Glock (Toyota)
Classificação do Campeonato Mundial:
1.º Hamilton (McLaren), 58 pontos
2.º Massa (Ferrari), 54 pontos
3.º Raikkonen (Ferrari), 51 pontos
4.º Kubica (BMW-Sauber), 48 pontos
5.º Heidfeld (BMW-Sauber), 41 pontos
6.º Kovalainen (McLaren), 28 pontos
7.º Trulli (Toyota), 20 pontos
8.º Webber (Red Bull), 18 pontos
9.º Alonso (Renault), 13 pontos
10.º Barrichello (Honda), 11 pontos