O polaco Rober Kubica venceu este domingo o primeiro Grande Prémio da carreira. A prova canadiana foi pródiga em incidentes e o piloto da BMW aproveitou as várias desistências dos homens da frente para subir ao posto mais alto do pódio. Para além disso, o polaco lidera o Mundial de Pilotos, ao fim de sete provas.
A pole-position pertencia ao inglês Lewis Hamilton, com Kubica no segundo posto e Raikkonen e Alonso logo a seguir. No entanto, uma colisão entre o britânico e o piloto da Ferrari atirou ambos para fora da corrida, quando o homem da McLaren liderava a corrida. O Force India de Suttil ameaçava pegar fogo, o safety-car entrou em pista e os primeiros aproveitaram o facto para um pit-stop.À saída das boxes, Hamilton não reparou no sinal vermelho e abalroou o campeão mundial, num acidente que ainda envolveu o alemão Nico Rosberg. Após a corrida, o inglês pediu desculpa.
Mais tarde, Fernando Alonso ia em busca do segundo lugar, que pertencia a Heidfeld, mas abandonou na 44ª volta. Kubica tornou-se, então, no primeiro polaco a vencer uma prova de Fórmula 1, seguido no Canadá pelo colega da BMW, Nick Heidfeld, e pelo escocês David Coulthard, da Red Bull.
Como se referiu, Kubica assumiu a liderança do Mundial de Pilotos, seguido por Hamilton e pelo brasileiro Felipe Massa. Por equipas, a Ferrari ainda está na frente, mas a BMW Sauber pressiona.
Eis a classificação de pilotos após o Grande Prémio do Canadá:
1. Robert Kubica, Polaco, BMW Sauber, 42 pontos
2. Lewis Hamilton, Inglês, McLaren-Mercedes, 38
3. Felipe Massa, Brasileiro, Ferrari, 38
4. Kimi Raikkonen, Finlandês, Ferrari, 35
5. Nick Heidfeld, Alemão, BMW Sauber,m 28
Eis a classificação por escuderias:
1. Ferrari, 73 pontos
2. BMW Sauber, 70
3. McLaren-Mercedes, 53
4. Red Bull-Renault, 21
5. Toyota, 17